quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cibercultura

A palavra vem em junção de cibernética e cultura, logo vem a ideia de uma cultura virtual. Cibercultura pode ser definida como o estudo de fenômenos sociais associado às formas de comunicação através da internet. A mesma surgiu e desenvolveu-se junto às tecnologias digitais. 

Porém o seu conceito está em constante mudança, idealizadas por ações tecno-sociais da cultura atual e de modos de socialização no âmbito virtual, resultado da migração do espaço físico para o online.

Pierre Lévy, em A Máquina Universo, conceitua cibercultura como um assunto polêmico e multifacetado na qual culturas se fundem como algo globalizado e cibernético, orientadas por três princípios: interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva. Ele define os três conceitos como “conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”.

Pode-se dizer que a cibercultura é uma faca de dois gumes, pois tem a capacidade de diminuir a distância entre as pessoas, tal como tem a capacidade de aumenta-la. Além disso a mesma pode trazer conhecimentos bons e ruins para seus usuários.
A área da cibercultura de maior destaque é o ciberespaço.  

Criado por: 
Bruna Santos Oliveira
Eduarda Oliveira Menezes
Jiselle Dias dos Santos Santana
Víctor da Silva Costa
Yuendel Farias Bastos dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário