terça-feira, 29 de março de 2016

Resumo do documentário: Guerra dos Navegadores

No início dos anos 90 a rede que foi invetada por um cientista inglês chamado Tim Berners-Lee, era somente linhas de textos. Foi quando Marc Andreessen teve a ideia que aquilo poderia se tornar algo para uso de pessoas comuns, por isso eles trabalharam tentando colocar imagens e ferramentas de audio e videos para deixar a internet mais atrativa, o resultado do trabalho foi o Mosaic que era gratuito para baixar. Nesse momento as portas da web foram abertas para o mundo.

James Clark quando viu o Mosaic percebeu que aquilo seria muito lucrativo, então Clark se junta com Marc para montar uma nova empresa de software, então eles vão recrutar uns jovens em Illinois, essa equipe foi levada para a Califórnia e lá criaram a empresa Netscape.

Essa equipe tinha a missão de criar um software com base no Mosaic que fosse atraente simples e legal para que as pessoas sentissem a necessidade de ter aquele software, mas a Netscape tinha um prazo curto, como a web se tornava cada vez mais popular eles tinham que lançar seu navegador antes dos seus concorrentes, ainda mais que a Microsoft se interessava cada vez mais no mercado.

Após meses de trabalho duro o Navigator o novo navegador da Natscape chega as ruas, e teve um sucesso enorme em 30 dias 90% das pessoas mudaram do Mosaic para o Navigator, alcançando em um determinado momento 1 milhão de downloads, finalmente a internet começava como conhecemos hoje.

Com esse sucesso Bill Gates reconhece que a web era o desenvolvimento mais importante na computação desde o PC, e se referiu a Netscape como uma “nova concorrente nascida na internet” uma concorrente que deveria ser aniquilada, depois de uma reunião de negociação falha entre as duas empresas Clark resolve abrir o capital da empresa, e logo no primeiro dia as ações da Natscape sobe como um foguete, a Netscape se tornava uma empresa bilionária, mas Marc começou a subestima a Microsoft e deu uma entrevista dizendo “O Windows será um conjunto de drivers de dispositivos mal depurados”.

Então como os nervos a flor da pele em 1995 Gates lança se próprio navegador o Internet Explorer, e faz um pacote integrado com o Windows 96 distribuindo o Explorer de graça, destruindo praticamente a Netscape em 97 até um ano mais tarde ser comprada pela AOL.

Em 98 invetivado pelos inimigos da Microsoft Gates então conhece um novo inimigo, a justiça norte-americana que passa a acreditar que ele é uma espécie de terrorista de alta tecnologia, Bill era acusado de usar o monopólio do Windows para executar uma série de práticas predatórias, para evitar que os consumidores tivessem acesso aos produtos da Nestscape, Gates foi condenado culpado tendo que dividir a empresa tendo uma queda nas usas ações de 30 bilhões de dólares, depois a ordem de dividir a empresa foi rescindida, apesar da aliviada Gates ficou abalado e passou sua posição de CEO da Microsoft para seu braço direito Steve Ballmer, e foi se dedicar a obras sociais.

Criado por:
Gabriel Lopes
Arthur França
Gabriel Damião

Um comentário: