O documentário “A guerra dos navegadores” conta a história da disputa entre a Microsoft e a iniciante Netscape no início da Web, cita algumas invenções que revolucionaram o cenário tecnológico e dá destaque à World Wide Web.
A Web foi criada no inicio da década de 90, pelo cientista inglês Tim Berners Lee, formada por poucas páginas com algumas linhas de textos e usada apenas por um limitado grupo de pessoas. Foi quando Marc Andreessen, um estudante de Ciências da Computação, tem a ideia de torná-la mais útil, fazendo-a mais acessível e incluindo ao navegador ferramentas audiovisuais. Mark e um grupo de amigos criaram o primeiro navegador gráfico da Web, o Mosaic era gratuito, facilitando a propagação.
Jim Clark, fundador da empresa Silicon Valley, teve sua atenção tomada pelo Mosaic. Juntou-se a Mark, e juntos fundaram uma nova empresa conhecida como Netscape Communications.
Enquanto a Netscape se estabelecia, a Microsoft (criada por Bill Gates) já tinha praticamente constituído um monopólio sob os sistemas operacionais dos PCs etinha 90% dos computadores rodando com Windows. A Microsoft abusava do poder para tentar controlar a indústria da computação e da Web, tentando torna-la paga. O seu sistema online era o Microsoft Network.
Com a Netscape estabelecida, a missão era criar um navegador com base no Mosaic o mais rápido possível. Durante o desenvolvimento do Navigator, o navegador lançado pela empresa, um membro da Microsoft tentou contatar em busca de informações, porém a Netscape, de modo arrogante, deixou claro que a Microsoft era inimiga. Em 13/10/1994 o Navigator foi lançado com triunfo e com 30 dias 90% das pessoas trocaram o Mosaic pelo seu sucessor. Adiante Gates nota a relevância de um navegador.
Uma reunião entre Gates e a Netscape foi marcada em junho de 1995, que é narrada em duas versões: A Microsoft afirma que foi amigável, porém a Netscape assegura o contrário.
Em agosto do mesmo ano, a Netscape abriu seu capital e fatura milhões com o sucesso, entretanto isso começa a subir à cabeça de Marc Andreessen que declara a imprensa “O Windows é um conjunto de drivers e dispositivos mal depurados”.
Em 27 de dezembro de 1995 Bill decide por um fim a Netscape, com seu navegador Internet Explorer, que foi lançado em agosto do mesmo ano, lançava mais versões afim de combater o Navigator. A Microsoft incluiu o IE no pacote do seu sistema operacional e assim declarou falência a Netscape. Nesse momento as ações da Netscape começaram a cair, e a mesma foi comprada por outra empresa.
Criado por:
Criado por: Bruna Santos Oliveira
Eduarda Oliveira Menezes
Jiselle Dias dos Santos Santana
Víctor da Silva Costa
Yuendel Farias Bastos dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário